Do pequi ao empadão goiano: projeto de lei propõe criação de rota gastronômica em Goiás

Iniciativa prevê a inclusão de restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da região

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
Projeto de lei apresentado na alego prevê a criação de rota gastronômica em Goiás
Projeto de lei apresentado na alego prevê a criação de rota gastronômica em Goiás

Um projeto apresentado na Assembleia Legislativa prevê a criação da Rota Gastronômica de Goiás, formada por municípios e estabelecimentos reconhecidos pela culinária. A iniciativa deve incluir restaurantes, bares, feiras, mercados, fazendas e outros locais de produção e consumo de alimentos típicos da região.

Um dos principais objetivos é divulgar a cultura gastronômica do Estado, incentivando o turismo, a economia local e a preservação das tradições culinárias goianas. “Goiás é conhecido por sua culinária única, com pratos típicos que atraem visitantes de todas as partes do Brasil. O projeto deve fomentar o turismo neste sentido”, afirma a deputada estadual Bia de Lima (PT), autora da proposta.

O texto prevê novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios participantes. De acordo com o projeto, a criação da Rota Gastronômica de Goiás também deve contribuir com a preservação das tradições culinárias, valorizando os chefs e produtores de alimentos locais.

A deputada estadual também salienta que o projeto, se for aprovado, deve ajudar no fortalecimento da identidade regional e para o desenvolvimento sustentável do turismo no Estado. Uma das ações neste sentido é o incentivo ao uso de ingredientes regionais.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? Basta clicar aqui e entrar no canal do WhatsApp do Curta Mais.