Se estivesse viva, Marilyn Monroe estaria completando 90 anos
9 coisas que pouca gente sabe sobre a musa

Musa de Hollywood nos anos 50, Norma Jeane Mortenson (nome de nascimento) parecia apenas um rosto bonito rodeado de escândalos, como no affair que teve com o presidente americano John F. Kennedy. No entanto, Marilyn era uma personalidade muito mais complexa que isso.
Por trás da alegria e do glamour, registros indicam que a atriz era uma pessoa melancólica e confusa, mas sempre em busca da verdade. Marilyn morreu em agosto de 1962, aos 36 anos, após uma overdose de calmantes. A musa completaria 90 anos de idade nesta quarta-feira (1).
Em homenagem ao aniversário de Marilyn Monroe, o Curta Mais lista 9 fatos que ficaram camuflados por trás da lenda criada em torno da musa.
- Na época de seu primeiro divórcio (de um total de três), em 1946, Marilyn Monroe começou sua carreira de modelo e seu primeiro trabalho teve a remuneração de apenas cinco dólares.
- Como Marilyn não era seu nome real e por não ter muita habilidade com a escrita no início da carreira, a musa chegou a perguntar como se soletrava o primeiro nome nas primeiras vezes que deu autógrafos, pois não sabia onde ficava o “i” do nome.
- Mesmo com sua dificuldade com a ortografia, ela adorava ler e escrever. O livro “Fragmentos – Poemas, anotações íntimas e cartas de Marilyn Monroe”, lançado em 2011 no Brasil, traz poemas, pensamentos e cartas da atriz. A obra conta que ela costumava ler muito, inclusive trabalhos de autores célebres como James Joyce, Gustave Flaubert e Ernest Hemingway.
- O vestido usado por Marilyn Monroe na noite de 19 de maio de 1962, quando cantou “Parabéns a Você” no aniversário do presidente americano John F. Kennedy, foi costurado em seu próprio corpo. Em 1999 o vestido foi vendido em um leilão por 1,26 milhão de dólares.
- Naquela mesma noite de aniversário, a maneira sensual com que Marilyn cantou para o presidente não foi tão intencional como pareceu. Segundo a irmã de seu ex-marido, o dramaturgo Arthur Miller, a atriz estava atrasada para entrar no palco e, por isso, teve que correr. Ofegante, ela foi para frente da plateia e cantou, aparentando ser mais provocativa do que pretendia.
- Não apenas escândalos sexuais ameaçavam a reputação de Marilyn. Documentos do FBI revelaram que a atriz foi investigada sob a suspeita de ser comunista. A desconfiança surgiu após a musa entrar com um pedido de visto para a Rússia. Seu então marido, Arthur Miller, também era suspeito de simpatizar com as causas comunistas em plena Guerra Fria.
- Com medo de que sua pele desenvolvesse manchas e para eliminar o suor, a atriz tinha o costume de lavar o rosto 15 vezes por dia.
- Segundo a biografia “Marilyn”, lançada em 1973 por Norman Mailer, até seus 29 anos, ela já havia feito pelo menos 12 abortos.
- Criada na religião Ciência Cristã, a diva se converteu ao judaísmo para se casar com seu terceiro marido, Arthur Miller.