Secretaria de Saúde pedirá comprovante de vacina para eventos em Goiás
Nota técnica deve ser publicada até nesta sexta-feira, 3
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES) vai publicar uma nota técnica, até sexta-feira (3), com a recomendação para que os municípios goianos exijam o passaporte de vacinação para acesso a shows, casas noturnas, eventos fechados, cinemas, jogos de futebol, dentre outras medidas. A informação foi confirmada pelo Jornal O Popular, e do titular da pasta, Ismael Alexandrino, na noite desta quarta-feira, 1º de Dezembro.
De acordo com o secretário, ”eventos que tiverem controle de entrada de público e sejam fechados, a tendência é a de que seja exigido o comprovante”. Para O Popular, Ismael explicou que a expectativa é a de alavancar a imunização no Estado. Segundo ele, mais pessoas devem procurar os postos de vacinação afim de continuar frequentando os locais e eventos que passarão a ser restritos.
Esta decisão, por meio da SES, veio por conta da nova variante ômicron do coronavírus que já foi detectada em pelo menos 17 países no mundo, e já tem três casos confirmados no Brasil. A nova cepa, que preocupa os especialistas por causa do grande número de mutações em uma proteína, levou cidades em Goiás a cancelarem suas festas de fim de ano e carnaval que já estavam agendadas no calendário.
Alexandrino ainda afirmou que ”todo cuidado é pouco”, mas que não há motivo de alarde, pois os casos reportados até agora tiveram quadro clínico leve. A recomendação, portanto, é que a população complete a vacinação, já que, atualmente encontra-se em um momento de estagnação referente à cobertura vacinal em Goiás. Apenas 58% da população estão com as duas doses, o que corresponde a cerca de 4.090.111 mil pessoas.
*Com informações Jornal O Popular
Imagem: Reprodução
Veja também:
Brasil fecha fronteiras aéreas para seis países da África