Cidades ícônicas do Triângulo Mineiro estão entre as 8 maiores de Minas Gerais

Além de Uberlândia, a lista destaca Uberaba como destaques do Triângulo Mineiro. Estas cidades crescem em ritmo acelerado, confirmando seu protagonismo em MG.

developer
Por developer

Uberaba e Uberlândia são, sem dúvidas, cidades ícones do Triângulo Mineiro. Uberlândia, conhecida como a capital do Triângulo Mineiro devido à sua economia vigorosa, ocupa o segundo lugar entre as cidades mais populosas de Minas Gerais, perdendo apenas para Belo Horizonte. Uberaba, com sua influência marcante na agropecuária, ocupa o honroso oitavo lugar no ranking das maiores cidades mineiras.

As cidades mais populosas de Minas Gerais, de acordo com os dados do IBGE em 2023, são: Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Contagem, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga.

A Capital do Triângulo Mineiro: Uberlândia

 

 

Uberlândia, além de sua força econômica, é um polo cultural e educacional dentro de Minas Gerais. As universidades locais atraem estudantes de todo o Brasil, fortalecendo ainda mais sua posição como centro de ensino e pesquisa. Seus parques e espaços públicos, como o Parque do Sabiá, são refúgios para os moradores e pontos turísticos para visitantes. O teatro municipal e centros culturais, por sua vez, sediam eventos e festivais que celebram a rica diversidade cultural da região.

Sua população, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 713.232 habitantes, o que a posiciona como a cidade mais populosa da região do Triângulo Mineiro e a segunda mais populosa do estado de Minas Gerais. Além disso, é a cidade mais populosa do interior mineiro e a quarta maior cidade do interior brasileiro.

Uberlândia está estrategicamente situada a 537 km de Belo Horizonte, 587,5 km de São Paulo, 337,3 km de Goiânia e 421,6 km de Brasília. Desde sua emancipação em 1929, a cidade tem experimentado uma expansão significativa, principalmente no século XX, onde desenvolveu uma diversidade de setores industriais. Atualmente, Uberlândia ostenta o 27º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com um forte enfoque na área de serviços.

O panorama urbano de Uberlândia é pontuado por marcos icônicos como a Praia Clube, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, o Parque do Sabiá e o Mercado Municipal. Esses espaços não apenas atestam a rica herança cultural e histórica da cidade, mas também são pontos de encontro para residentes e visitantes.

O nome “Uberlândia” tem origens singulares: “uber” advém do latim, que significa “fértil”, enquanto “lândia” é derivado do alemão “land”, que significa “terra”.

A história da cidade remonta à era dos bandeirantes, quando a região era habitada por índios caiapós e bororós até a chegada de Bartolomeu Bueno da Silva em 1632. O município, originalmente chamado de São Pedro de Uberabinha, passou por diversas transformações ao longo dos séculos, incluindo uma mudança de nome para Uberlândia em 1929.

Hoje, Uberlândia não é apenas um importante pólo econômico, mas também um destino turístico com atrativos culturais, naturais e arquitetônicos, como o Mercado Municipal, o Parque do Sabiá, o Parque Municipal Victorio Siquierolli, e a famosa Avenida Rondon Pacheco. Seu destaque no cenário internacional de cirurgia plástica demonstra o dinamismo e a capacidade da cidade de se adaptar e liderar em diferentes setores.

 A Capital do Zebu: Uberaba

 

Em uma região destacada do estado de Minas Gerais, encontra-se a cidade de Uberaba, renomada como a “Capital do Zebu”. Esta alcunha não é à toa: o município respira agropecuária e tem uma tradição inabalável quando se trata da genética e comercialização do gado zebu. Este protagonismo fica evidente durante a ExpoZebu, uma das maiores feiras agropecuárias globalmente, reunindo não apenas entusiastas, mas especialistas do setor agropecuário de diversas partes do mundo.

Complementando a essência agropecuária, o Museu do Zebu é um espaço que narra, com riqueza, a trajetória da pecuária brasileira. Mas Uberaba não é apenas gado e agropecuária. A cidade é uma cápsula do tempo, abrigando marcos arquitetônicos que relembram séculos de história mineira, desde igrejas majestosas até casarões que contam a saga dos bandeirantes e pioneiros.

Não é apenas o passado que faz de Uberaba um lugar especial. A cidade é uma força industrial no Triângulo Mineiro e abriga importantes instituições educacionais, contribuindo significativamente para a economia e formação acadêmica da região.

O nome “Uberaba”, que em sua etimologia remete às “águas cristalinas”, faz jus à clareza e pujança com que a cidade cresceu e se desenvolveu. Desde os tempos em que o local era apenas um povoado, Uberaba mostrou-se como um ponto de encontro de exploradores, missionários e, posteriormente, de pecuaristas.

Sua história remonta à época do Brasil colônia, com a busca incessante por ouro e a abertura de estradas que conectavam diferentes regiões do país. A cidade foi palco de embates entre exploradores e nativos e tornou-se, com o tempo, um polo estratégico para a Coroa Portuguesa. Com a decadência das minas de ouro, muitas famílias migraram para Uberaba, vendo no solo fértil um lugar ideal para agricultura e pecuária.

O desenvolvimento de Uberaba não parou por aí. Ao longo dos séculos XIX e XX, a cidade viu a chegada da ferrovia, a inauguração de importantes instituições de ensino, a evolução de seu parque industrial e o reconhecimento como um centro de pesquisa e inovação.

Personalidades ilustres, como o escritor Monteiro Lobato, passaram por Uberaba, reconhecendo sua importância no cenário nacional. No campo espiritual, o médium Chico Xavier escolheu Uberaba como sua casa, contribuindo para que a cidade também se tornasse um polo de espiritualidade.

Hoje, Uberaba é um município que harmoniza passado e presente. Seu legado agropecuário, somado à sua rica tapeçaria cultural e histórica, torna a cidade um dos destinos imperdíveis para quem deseja conhecer mais sobre a alma e essência mineiras