Arroz com pequi é classificado como a segunda pior comida do Brasil por guia internacional

O guia americano TasteAtlas destaca a receita goiana em ranking que lista as 37 piores comidas do país

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
Arroz com pequi

A jornalista que vos escreve, particularmente, acha esta notícia um completo absurdo!

O prato típico de Goiás, Arroz com Pequi, amado por muitos (e odiado também), voltou a aparecer em destaque no ranking anual do TasteAtlas, um guia online que avalia comidas tradicionais ao redor do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o prato foi considerado a segunda pior comida do Brasil.

A lista, divulgada no dia 16 de setembro, elenca as 37 piores iguarias do país, com o cuscuz paulista ocupando o primeiro lugar.

Conhecido por seu sabor marcante e aroma inconfundível, o pequi é um fruto típico do Cerrado brasileiro, muito consumido em Goiás e outras regiões do Centro-Oeste. No entanto, o gosto peculiar não agradou os avaliadores internacionais. Descrito pelo guia como uma “pequena fruta sazonal com forte sabor de queijo”, o pequi foi apontado como o motivo principal para a baixa colocação do prato no ranking.

O arroz com pequi é preparado com ingredientes simples, sendo uma mistura de arroz comum, o fruto e, ocasionalmente, açafrão. A receita combina a tradição culinária regional com influências estrangeiras, como o arroz, que tem origem asiática, e o pequi, uma fruta genuinamente brasileira.

O cuscuz paulista, que lidera o ranking, foi elogiado pela sua aparência, mas criticado pelo sabor. Entre outros pratos listados estão o acém, maria mole, e lagarto, destacando-se alimentos que, apesar de populares em algumas regiões do Brasil, não conquistaram os paladares globais.

Confira abaixo o top 10 do ranking TasteAtlas:

  1. Cuscuz Paulista
  2. Arroz com Pequi
  3. Acém
  4. Paleta
  5. Maria Mole
  6. Lagarto
  7. Sequilhos
  8. Sagu
  9. Tareco
  10. Coxão Mole

 

 

 

 

 

 

Leia mais:

8 maravilhas gastronômicas com o fruto queridinho do cerrado: pequi

Goiás se torna o segundo maior produtor de pequi do Brasil

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.