As 10 melhores cidades para viver em Goiás

De acordo com o mais recente Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Chapadão do Céu, Itumbiara, Ceres, Quirinópolis e Caldas Novas são algumas das melhores cidades para morar no Estado; saiba mais

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
127bf2aede5cd9607ceb1311a01990df 1
Quirinópolis - Foto: reprodução

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgou as 15 melhores cidades de Goiás, com destaque para Chapadão do Céu, Itumbiara, Ceres, Quirinópolis, Caldas Novas, Corumbaíba, Cristalina, Edéia, Nova América e Ouvidor.

Goiás, fundado em 1722 e situado na Região Centro-Oeste do Brasil, abriga cerca de 7 milhões de habitantes em seu território de mais de 340 mil km², distribuídos em 246 municípios, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,73.

A economia goiana é impulsionada principalmente pela pecuária e agricultura, com robusto mercado de carne e grãos. O turismo também é um setor destacado, com atrativos como a Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás.

Goiânia se destaca com seus espaços arborizados, sendo reconhecida como uma das melhores cidades para se viver no estado. Os parques, aliás, são considerados as “praias” do goiano. No ranking, a capital ficou em 11ª como a melhor cidade para se viver no Estado.

Confira agora o ranking com o Top 10 das melhores cidades para se viver em Goiás:

 

Chapadão do Céu

Localizada ao sul de Goiás, com cerca de 10.486 mil habitantes, Chapadão do Céu é conhecida por abrigar o Parque Nacional das Emas. Com notas sólidas nos indicadores de emprego & renda, educação e saúde, a cidade lidera a pesquisa do FIRJAN, com um IFDM geral de 0,8516.

Foto: Goiás Turismo

Itumbiara

Com mais de 106 mil habitantes, Itumbiara, situada na região sul de Goiás, se destaca também como a cidade mais segura do estado, além de ser uma das principais exportadoras, favorecida pela proximidade com Minas Gerais e São Paulo. Seu IFDM geral é de 0,8514.

Foto: reprodução Expedia

Ceres

Localizada na Mesorregião do Centro Goiano, com aproximadamente 22 mil habitantes, Ceres é reconhecida por sua atividade agropecuária. Com uma nota geral no ranking de 0,8478, a cidade destaca-se pela organização e áreas verdes.

Foto: reprodução Valle Notícias

Quirinópolis

Situada na região sul do estado, com mais de 51 mil habitantes, Quirinópolis conquista a quarta posição no ranking, com sólidos indicadores de qualidade de vida. Seu IFDM geral é de 0,8387.

foto: reprodução

Caldas Novas

Conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, com cerca de 95 mil habitantes, Caldas Novas destaca-se não apenas pelo turismo, mas também pela qualidade de vida. Seu IFDM geral é de 0,8343.

Foto: Secom

Corumbaíba

Com cerca de 10 mil habitantes, Corumbaíba é reconhecida por sua atividade agroindustrial, destacando-se na produção leiteira. Seu IFDM geral é de 0,8271.

Foto: Arquivo / Master Vídeo Filmes e Sdnews

Cristalina

Com uma população de 60 mil habitantes, Cristalina é famosa como a “cidade dos cristais” e destaca-se também como uma das maiores economias do estado. Seu IFDM geral é de 0,8257.

Foto: reprodução Vamos por Aí

Edéia

Com cerca de 13 mil habitantes, Edéia se destaca pela agropecuária, especialmente na produção de soja e cana-de-açúcar. Seu IFDM geral é de 0,8229.

Foto: Goiás Turismo

Nova América

Com cerca de 2.259 habitantes, Nova América, situada no nordeste de Goiás, destaca-se pela economia baseada na agricultura e pecuária. Seu IFDM geral é de 0,8204.

Foto: reprodução Consolide

Ouvidor

Com cerca de 6.340 habitantes, Ouvidor, localizada no interior de Goiás, apresenta sólidos indicadores de qualidade de vida. Seu IFDM geral é de 0,8174.

(Foto: Zap Catalão)

 

Esses resultados reforçam a diversidade e o potencial de desenvolvimento de diversas regiões do estado de Goiás, oferecendo insights valiosos para quem busca qualidade de vida e oportunidades de crescimento.

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.