Base governista define candidatos em Goiânia e Aparecida, mas segue dividida em Anápolis

Confira a nova edição da coluna Curtas

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
1712204149917317

A base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) definiu quem serão os candidatos às prefeituras de dois dos três maiores colégios eleitorais do Estado. Em Goiânia, o grupo bancará o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel. O candidato a vice deve ser indicado pelo MDB ou, em uma hipótese mais remota, pelo PL.

Em Aparecida de Goiânia, o candidato será o ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB). A escolha foi feita em meio ao distanciamento entre o prefeito Vilmar Mariano e o ex-prefeito Gustavo Mendanha, figura-chave na eleição aparecidense.

O cenário em Anápolis ainda é incerto e a base de Caiado pode se dividir entre o suplente de deputado federal Márcio Corrêa, que deixou o MDB nesta semana e se filiou ao PL, e o atual vice-prefeito Márcio Cândido (PSD). Até o momento, não há consenso e os dois garantem que disputarão as eleições.

Preocupação
A coluna apurou que Ronaldo Caiado não está nada satisfeito com a divisão da base em Anápolis. O receio é que a situação acabe beneficiando o deputado estadual Antônio Gomide (PT), que lidera todas as pesquisas de intenção de voto.

Martelo (quase) batido
Em Aparecida, se nada mudar, Vilmar Mariano deve se filiar ao PRD nesta sexta-feira (05/04). Nas redes sociais, a deputada federal Magda Mofatto, que comanda o diretório estadual, já dá como certa a entrada do prefeito e pré-candidato à reeleição ao partido.

Convite
Na oposição, o ex-deputado estadual Max Menezes (PSD) está disposto a aceitar o convite para compor como vice na chapa do deputado federal e pré-candidato a prefeito, Alcides Ribeiro (PL). No entanto, o presidente estadual do partido, senador Vanderlan Cardoso, ainda não decidiu se entregará o partido à base de Vilmar Mariano ou se deixará a definição nas mãos do diretório municipal.

Incógnita
Caso o deputado federal Gustavo Gayer (PL) desista de concorrer à prefeitura de Goiânia, dois nomes estão interessados na vaga: o ex-candidato a governador de Goiás, Major Vitor Hugo, e o deputado estadual Eduardo Prado. O assunto será decidido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estará em Goiânia nesta quinta-feira.

Procura-se
Pré-candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Goiânia, a deputada federal Adriana Accorsi (PT) segue em busca de um candidato a vice fora do campo da esquerda. A petista, inclusive, tem conversado com dirigentes de legendas que compõem a base de Caiado.

Definidos
Na tentativa de recuperar território político em Goiás, o PSDB escolheu seus pré-candidatos a prefeito em três dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado. São eles: Matheus Ribeiro (Goiânia), Hélio Lopes (Anápolis) e Ana Lúcia (Luziânia). O ex-governador Marconi Perillo também tenta convencer o presidente da Câmara de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza, a concorrer ao cargo.

Legislativo
Saúde – Goiás pode ganhar o Estatuto da Pessoa com Obesidade. A proposta consta em um projeto apresentado pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil).

Propaganda – Em Goiânia, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal aprovou o projeto do vereador Thialu Guiotti (Avante), que visa flexibilizar as regras de instalação de painéis publicitários tipo DTM – luminosos, capazes de transmitir mensagens variadas, por meio de imagens animadas.