Jalapão: conheça a charmosa cidade que está ganhando o coração dos goianos

Mateiros é a cidade que é um desafio para chegar, mas que vale a pena conhecer!

Mariane Faz
Por Mariane Faz
a36319325be91046a121d9f41efe51f9

Mateiros está a 1040 km de Goiânia e 310 km de Palmas, capital do Tocantins e é o portal para entrada no Parque Estadual do Jalapão. Ela está incluída na área do parque e é considerada a “capital do Jalapão”.

Mas não se engane, chegar até lá não é tarefa fácil. É preciso ter um carro traçado 4×4 para enfrentar a estrada ruim e cheia de obstáculos que leva até a cidade. Agora, se você gosta de aventura e está disposto a encarar esse desafio, vai se encantar com as belezas naturais da região!

A cidade de Mateiros recebeu esse nome devido ao elevado número de veados mateiros que existem na região.

Uma curiosidade sobre a cidade é que, Mateiros é o único município tocantinense que faz divisa com o estado do Piauí, além de também fazer divisa com os estados do Maranhão e da Bahia. É, assim, um dos dez únicos municípios do Brasil que fazem divisa com três ou mais estados e/ou países diferentes. Legal né?

Mateiros é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. Localizada dentro do Parque Estadual do Jalapão, a cidade é cercada por dunas, cachoeiras, rios e lagos cristalinos.

Um dos pontos turísticos mais famosos da região é a Cachoeira do Formiga, que possui águas verde-esmeralda e uma paisagem exuberante. Outro destaque é o Fervedouro do Ceiça, uma nascente com águas tão cristalinas que dá a sensação de estar flutuando.

Além das belezas naturais, Mateiros também é conhecida pela produção de artesanato com capim dourado. Os artesãos locais utilizam essa matéria-prima única para criar peças incríveis, como bolsas, chapéus e luminárias. É possível visitar as comunidades locais e conhecer de perto o processo de produção dessas peças. 

Mateiros é uma cidade que encanta por sua beleza natural e pela riqueza cultural de sua população. Se você está planejando uma viagem para o Jalapão, não deixe de incluir a cidade em seu roteiro. Com certeza, você vai se surpreender com tudo o que essa charmosa cidade tem a oferecer.

 

Conheça agora alguns dos pontos turísticos mais famosos de Mateiros e redondezas, que tem deixado os goianos apaixonados:

 

Dunas do Jalapão

20a8043ba2d29288cca8ed6a765c91d1.jpg

Foto: Melhores Destinos

As Dunas do Jalapão formam um belo cartão-postal e colocou o local no mapa do turismo brasileiro. O horário indicado para essa visita é ao final da tarde ou ao nascer do sol, quando o dourado das dunas é tão intenso que formam um espetáculo diante dos olhos de quem vê. O trajeto é percorrido de carro e depois uma pequena caminhada do estacionamento até o topo da duna principal. Elas estão localizadas no Parque Estadual do Jalapão e é necessário que as regras do parque sejam seguidas. 

 

Cachoeira do Formiga

cfa0c4433300d241761ab32ba44614a4.jpg

Foto: Melhores Destinos

As águas da Cachoeira do Formiga têm um belo tom esverdeado e são cristalinas, deixa qualquer pessoa sem palavras! A queda d’água não é grande, mas a piscina que se forma é um ótimo local para banho, sem contar que possui a temperatura ideal. Existe também uma área para camping e o acesso é fácil e se você busca tranquilidade evite ir em dias de feriados prolongados.

 

Fervedouro do Ceiça

49e158aaa1a064bee7b70a98d374d184.jpg

Foto: Melhores Destinos

Você vai se encantar quando conhecer os fervedouros do Jalapão. Os fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que formam uma piscina natural, pois como não tem espaço para vazão a pressão da água que sai do lençol freático faz as pessoas flutuarem. O Fervedouro do Ceiça é o mais famoso da região e foi o primeiro a ser descoberto. Algumas regras tem de ser cumpridas para a visitação do local, inclusive o tempo de permanência no local é limitado.

 

Cachoeira da Velha

a6ec3903c53266debaf8779ece2a8246.jpg

Foto: Melhores Destinos

A Cachoeira da Velha é mais uma das atrações do Jalapão, ela é formada por duas quedas d’água de 20 m de altura e é alimentada pelas águas do Rio Novo. Existem passarelas no local para auxiliar na admiração da cachoeira e por conta do seu tamanho e força, não é possível que banhos sejam tomados. Entretanto, você pode admirar a paisagem, tirar várias fotos e acampar nas praias formadas acima da queda.

 

Serra do Espírito Santo

2ec24e1a024af8fcaded41a951c51214.jpg

Foto: Melhores Destinos

É no Mirante da Serra do Espírito Santo que você terá uma visão incrível do Parque do Jalapão. Fica a 30 km de Mateiros e para chegar ao topo é necessário percorrer uma trilha íngreme de 500 m, a trilha conta com corrimão e banquinhos para descanso. Os melhores horários para observar é ao nascer do sol e quando ele se põe. Para isso, saia algumas horas antes. É importante roupa adequada para esse passeio – como calçado fechado – e também é necessário levar lanche e água. O passeio não é indicado para quem tem dificuldade de locomoção. 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de capa: Melhores Destinos