Turvelândia: conheça o município de Goiás que elegerá dois prefeitos em 2024

Duas eleições serão realizadas em menos de seis meses por causa da cassação do ex-gestor e do vice

Rafael Vaz
Por Rafael Vaz
16680234692yd6CiQE4C

Mais de 4 mil eleitores de Turvelândia, no Sul de Goiás, terão de ir às urnas eleger dois prefeitos em um intervalo de seis meses em 2024. Isso porque, em abril do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) cassou os mandatos do então prefeito Siron Queiroz dos Santos (Solidariedade) e do vice-prefeito Marlos Souza Borges (PSDB) por compra de votos e abuso de poder político nas eleições de 2020.

Chamada de eleição suplementar, a votação está marcada para 28 de abril, conforme estabelece o Código Eleitoral, mas não anula as eleições tradicionais. Ou seja, a disputa de outubro – que ocorrerá em todo o Brasil -, também será realizada como previsto em Turvelândia.

Até abril, a cidade segue com o presidente da Câmara Municipal, Claudinei Ramos, como prefeito interino. Quem vencer a eleição suplementar ficará no cargo somente até 31 de dezembro.

A cidade
Turvelândia possui 4.985 habitantes, conforme o Censo de 2022. Localizada no Vale do Rio dos Bois, o município fica distante 205 quilômetros de Goiânia. As atividades econômicas da cidade têm como base a agropecuária, a indústria e serviços. A cidade tem o 13º Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Estado, com R$ 103.995,03, segundo dados do IBGE.

O município também é conhecido pelo turismo. Lá, é possível se aventurar em trilhas naturais e explorar cavernas e cachoeiras de água cristalina.