Você sabe o que significa os furinhos no Queijo?

Esses furinhos podem conter informações importantes sobre a qualidade do alimento; saiba mais curiosidades

Amanda Mendonça De Oliveira
Por Amanda Mendonça De Oliveira
queijo suico emmental buracos por que gettyimages

Você já deve ter percebido a presença de olhaduras, os famosos furinhos, nos mais diversos queijos. Esses furinhos podem conter informações importantes sobre a qualidade do alimento, e inclusive podem nos indicar o que muitos desconhecem, que nem todos esses buracos são inofensivos, já que alguns deles podem fazer mal à saúde. 

Em determinadas situações, esses furinhos podem indicar que o queijo apresenta coliformes fecais, bactérias presentes em grande quantidade no intestino de animais e humanos, mas que ao ser ingerida pode ocasionar diversas doenças intestinais. 

Vale lembrar que para produzir queijos é necessário a manipulação de bactérias lácteas, que atuam na maturação do produto e também na textura, aroma e sabor, por isso, nem todo queijo com furinhos está contaminado. Existem dois tipos de olhaduras saudáveis no queijo, formadas por conta do processo de fabricação: a mecânica e a fermentação por bactérias propriônicas.

 

Furinhos Propriônicos:

Esses furinhos são produzidos durante a fermentação do queijo realizada por bactérias propriônicas, essas olhaduras inofensivas, conferindo ao alimento os famosos furos que enfeitam nossos queijos favoritos. Nesse caso, a saúde está garantida, e o resultado é puro prazer gastronômico.

 

Furinhos Mecânicos:

Os furinhos Mecânicos se formam durante a etapa mecânica da produção de queijo, quando o mesmo é prensado e moldado, surgem ‘furinhos’ que não apresentam riscos à saúde. Essas pequenas olhaduras, isoladas e circulares, são apenas detalhes do processo. 

 

Furinhos Contaminados:

Esses furinhos são resultado da falta de higiene na produção do queijo e a utilização de água não tratada, são ‘furinhos’ que indicam contaminação. Aqui, a história é menos apetitosa, pois esses buracos podem sinalizar a presença de coliformes fecais e estafilococos patogênicos. Ingerir tais bactérias pode resultar em doenças intestinais, como a temida gastroenterite.

Diante desse intrigante tema, vale a pena estar atento a cada detalhe. Conhecendo essas informações é possível desfrutar de um bom queijo sem correr nenhum risco em relação a saúde. Ao compreender a origem desses furinhos, os consumidores ganham não apenas uma nova perspectiva sobre o que está à mesa, mas também a capacidade de fazer escolhas conscientes em busca de uma experiência gastronômica segura e deliciosa. 

 

Fonte: UOL

 

>Veja Também<

Descobrimos que a arte de cortar queijos influencia diretamente no seu sabor

Ranking internacional elege três queijos do Brasil entre os 100 melhores do mundo

Conheça o queijo que custa mais de 15 mil reais

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.