10 destinos goianos para receber o ano novo em contato com a natureza

Não está afim de badalação no fim de ano? Olha essas dicas incríveis que separamos para vocês

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
7a4c07ded38e07e2566cef4b1ccf8843

 

A época de fim de ano é a mais requisitada para viagens. Geralmente, os brasileiros procuram as praias e o agito para curtir a virada de ano, mas se você é um viajante que prefere fugir da superlotação de turistas e das grandes festas de Réveillon, a melhor alternativa é escapar para a natureza!

O bom é que Goiás é o estado perfeito para quem busca lugares incríveis em meio à Natureza para celebrar a chegada do no novo ano. Por isso, o Curta Mais preparou essa lista com 10 lugares que são perfeitos pra você fazer a contagem regressiva pra 2022 em perfeita conexão com o meio ambiente.

Esta lista foi selecionada pela curadoria do guia Curta Mais através de critérios imparciais com base na experiência, conhecimento e credibilidade acumulados em mais de uma década de serviços prestados à nossa cidade. Nossa missão é reunir num só lugar o melhor da cidade. Se tá no Curta Mais, pode confiar que é bom!

 

Confira:

 

Corumbá de Goiás

corumbá

 

Em Corumbá, mesmo nos finais de semana, a atmosfera é tranquila, quase bucólica. O centro da cidade tem seu charme. Destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, com quase 300 anos de história, restaurada recentemente pelo Iphan. O Salto de Corumbá atrai turistas que buscam contato com a natureza e a prática de esportes ao ar livre. Destaque para as tradicionais Cavalhadas de Corumbá de Goiás, que são realizadas há mais de 50 anos durante a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. Principais atrativos: Salto de Corumbá; Atividades de aventura no Rio Corumbá: white water rafting, boia cross, tirolesa e cachoeirismo e Matriz Nossa Senhora da Penha.

 

Chapadão do Céu

pq

É a cidade mais próxima ao Parque Nacional das Emas (foto), estando a 26 km do Portão do Bandeira, por estrada de terra. Possui arquitetura moderna, ruas e avenidas planejadas e construções temáticas que contornam grandes lavouras tecnificadas. O parque é uma das poucas unidades de conservação que apresentam diversas fitofisionomias de cerrado dentro do Estado. Principais atrativos: Parque Nacional Das Emas; Rio Sucuriú; Lago das Garças (Rio Água Amarela); Morro do Peão / Serra Azul; Praia do Remanso (Rio Prata); Corredeiras do rio Formoso; Parque Lago das Garças; Prainha do rio Formoso.

 

Chapada dos Veadeiros

chapada

Se existe um lugar ideal para recarregar as energias, esse lugar é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. São inúmeras atrações naturais espetaculares, como cachoeiras, poços cristalinos, formações rochosas de mais de um bilhão de anos, cristais de quartzo, pinturas rupestres e até mesmo jardins místicos que fazem desse um destino de esoterismo tão popular. (Foto: Cachoeira Santa Bárbara)

 

Pirenópolis

cachu

 

Cidade colonial com belos cenários históricos, dezenas de cachoeiras e vida noturna movimentada. Patrimônio Histórico Nacional, guarda casarões do século XVIII e fazendas tombadas. É um retrato vivo da história goiana. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o maior e mais antigo monumento histórico do Centro-Oeste brasileiro, construída em 1727. Alguns destaques da cidade são a fazenda Babilônia, que resgata a culinária brasileira em um banquete com cerca de 40 itens, e a Reserva Vagafogo, pioneira no desenvolvimento de atividades de ecoturismo e ainda oferece um brunch com mais de 60 produtos, dos quais 90% são produzidos lá. O Parque Estadual Serra dos Pireneus também oferece várias trilhas com paisagens incríveis. (Foto: Cachoeira do Abade)

 

Caiapônia

caiaponia

Conhecida por suas cachoeiras, Caiapônia é um destino de ecoturismo e aventura. Possui grande demanda dos que buscam atividades como cachoeirismo (rapel em cachoeira), mountain bike, caminhadas em trilhas ou até mesmo contemplar a privilegiada natureza. Destaque para as cachoeiras da Samambaia e Abóbora, além do Morro do Gigante Adormecido, um belíssimo monumento natural. Principais atrativos: Morro do Gigante Adormecido; Cachoeira da Samambaia; Cachoeira da Abóbora; Cachoeira do Rio Bonito; Cachoeira da Jalapa; Morro do Peão, Lago dos Buritis; Gruta do Morcego.

 

Paraúna

parauna

Em Paraúna são encontradas grandes formações rochosas que conferem peculiaridade ao município. Cercado de mistérios e misticismo, o Parque de Paraúna abriga histórias e lendas contadas pelos moradores das redondezas, que afirmam que a região é visitada ou habitada por estranhos seres. No Vale da Portaria, vestígios de construções muito antigas são encontrados e desafiam a imaginação. Um ponto intrigante é o relógio que marca as horas pela posição do sol. No Rio da Ponte de Pedra, distante 60 km da cidade, a ação das águas formou uma gruta cheia de estalactites e estalagmites de grande beleza e interesse científico. Principais atrativos: Cachoeira do Cervo (foto); Cachoeira do Desengano; Córrego Couro do Cervo; Muralha de Ferro; Ponte de Pedra; Reserva Particular do Patrimônio Natural Serras das Galés; Vale da Felicidade; Parque Estadual de Paraúna.

 

Mambaí

mambaí

Ainda pouco conhecida, Mambaí possui grande potencial para o ecoturismo e o turismo de aventura. Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, conta com uma geografia privilegiada e boa parte de sua flora e fauna preservadas. O visitante encanta-se facilmente com as diversas cachoeiras, lagos, cânions e um conjunto de cavernas único. Principais atrativos: Cachoeira do Funil; rapel na claraboia de caverna ou em outros paredões dos cânions; trilha Itaguassu.

 

 

Colinas do Sul

colinas

Localizada entre o Lago de Serra da Mesa e a Chapada dos Veadeiros, Colinas do Sul está cercada por atrações naturais de grande beleza, com trilhas, cachoeiras, mirantes, vales, serras, rios e lagos, incluindo o encontro dos rios São Miguel e Tocantinzinho. O turista tem opções de lazer como pesca e deliciosos banhos em águas termais no Morro Vermelho e Éden. Principais atrativos: Lago de Serra da Mesa; Mirante Cruzeiro; Chiqueiro de Pedra; Serra de Santana; Parque da Chapada dos Veadeiros; águas termais Morro Vermelho e Éden; Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira das Pedras Bonitas (foto); Praia das Pedras; encontro dos rios São Miguel e Tocantinzinho.

 

Formosa

formosa

Eleita como a oitava melhor cidade turística do estado de Goiás pelos próprios turistas, a cidade de Formosa é um mundo a ser desbravado pelos espíritos aventureiros: grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas, e rampas de voo livre vão fazer você sentir um gostinho de adrenalina como nunca antes. Além disso, a cidade abriga sítios arqueológicos e recebe importantes festas religiosas ao longo do ano. Com economia baseada na agropecuária, a cidade de Formosa tem grande potencial turístico. 

 

Cidade de Goiás

Praça

Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada no Ciclo do Ouro e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular, razão pela qual é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O traçado urbano é um exemplo do desenvolvimento de uma cidade mineira com as adaptações às condições do local, como os limites impostos pelo Vale do Serra Dourada e o Rio Vermelho. Uma opção de contato com a natureza em Goiás é a Cachoeira das Andorinhas. Principais atrativos: Casarões seculares; museus Casa de Cora Coralina, Arte Sacra e Boa Morte, das Bandeiras; Palácio Conde dos Arcos; igrejas Nossa Senhora da Abadia, de São Francisco, Nossa Senhora Aparecida, do Carmo, do Rosário, Sant’Ana e Santa Bárbara; Mercado Municipal; Teatro São Joaquim; Praça do Coreto; Chafariz de Cauda; Serra Dourada; Cachoeiras das Andorinhas; Rio Vermelho; balneários.

 

 

O Curta Mais não se responsabiliza por eventuais mudanças. Consulte sempre antes de sair de casa!

Imagens: Divulgação / Reprodução redes sociais