O maior manancial de água termal do mundo fica em Goiás e você precisa conhecer
Conheça a história, curiosidades e opções de diversão e lazer em um paraíso que fica bem pertinho de Goiânia
A água é um recurso estratégico para a humanidade, pois mantém a vida no planeta Terra, sustenta a biodiversidade e a produção de alimentos e suporta todos os ciclos naturais. Dentre as principais funções da água para o ser humano, em relação ao bom funcionamento do organismo, estão a regulação da temperatura do corpo, transporte de substâncias como sais minerais e nutrientes, eliminação de substâncias para fora do corpo e proteção das estruturas. Para além desses benefícios, o meio aquático é um convite para o lazer e esportes.
Em Goiás, temos tudo isso! A região de Caldas Novas e Rio Quente é conhecida por suas águas termais desde a época dos povos indígenas que habitavam a região. Eles já utilizavam as águas quentes como fonte de cura para diversas enfermidades.
Quando se fala em fontes termais, Goiás já é referência no assunto. Afinal, é neste estado que se encontram águas com temperatura média de 37,5°C. Porém, ao contrário do que se acreditava, esse fenômeno não é resultado do vulcão extinto em Caldas Novas. Na verdade, isso ocorre devido ao calor interno da Terra.
(Foto: Divulgação Aviva)
Origem
Durante o período colonial, no século XVIII, a região passou a ser explorada por bandeirantes que, ao encontrarem as águas quentes, também começaram a utilizá-las com fins terapêuticos.
No século XIX, a cidade de Caldas Novas foi fundada, tornando-se um importante centro de turismo e saúde devido às suas águas termais. A cidade começou a se desenvolver e a atrair visitantes de diversas partes do país em busca dos benefícios das águas quentes.
Já o Rio Quente, que fica a cerca de 30km de Caldas Novas, começou a ser explorado turisticamente na década de 1970, quando a área foi adquirida pelo Grupo Rio Quente, que construiu um complexo turístico com parques aquáticos, hotéis e resorts.
Hoje, a região de Caldas Novas e Rio Quente é um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo milhões de visitantes todos os anos em busca das águas termais e de uma ampla infraestrutura turística.
(Foto: Reprodução Viagens e Caminhos)
Como se formam as fontes termais?
Quando chove, ao invés das águas escorrerem para rios, oceanos e lagos, elas se infiltram no solo. Conforme elas descem, esquentam com o calor natural do planeta. Em determinado momento, a pressão fica muito forte e todo esse líquido encontra uma forma de voltar para a superfície.
Além de surgirem pelo calor da Terra, essas águas aparecem em regiões vulcânicas. No entanto, as fontes termais no Brasil, como as de Caldas Novas, Chapada dos Veadeiros, Lagoa Santa e Rio Quente, ocorrem pela temperatura do planeta.
Fontes termais fazem bem à saúde?
É bastante comum ouvir falar dos benefícios das águas termais. Porém, será que elas realmente fazem bem para a saúde? A verdade é que, devido ao vapor, essas fontes promovem descongestionamento causados por gripe e rinite alérgica, ajudando o sistema respiratório.
Além disso, elas promovem o relaxamento do corpo, aliviam dores reumáticas, amenizam o cansaço físico e auxiliam na pressão arterial. Desse modo, ao ir visitar um local com fontes aquecidas, você recebe os benefícios necessários para a saúde física e mental.
Rio Quente
Assim como Caldas Novas, a cidade de Rio Quente é uma das mais reconhecidas quando o assunto são fontes termais. Afinal, ela abriga o único rio aquecido do mundo, com temperatura que vai de 26°C a 47°C.
Foi nesse município que toda a paixão pelas águas termais se iniciou. Quem descobriu essa riqueza do centro do Brasil foi um bandeirante chamado Bartolomeu Bueno Filho, em 1722.
Na cidade, situada na base da Serra de Caldas Novas, fica o Rio Quente Resorts, uma das melhores hospedarias de todo o Brasil, além do incrível Hot Park, que oferece diversão variada. O Rio Quente protege as riquezas naturais do Cerrado e conta com uma infraestrutura capaz de utilizar as águas aquecidas da região para abastecer todas as atrações.
(Foto: reprodução blog Rio Quente Resorts)
Uso sustentável de recursos hídricos
A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts (GO), têm, há muitos anos, programas e ações para minimizar seu impacto no meio ambiente e, a partir de 2022, reuniu as iniciativas em uma agenda ESG programática que tem o tema material “Aquíferos e Mananciais” como um dos primeiros a serem aprofundados.
Por fazer gestão de destinos completamente integrados à natureza, o trabalho que a Aviva vem consistentemente desenvolvendo ao longo dos últimos anos – sob a liderança da CEO Alessandro Cunha – é bastante amplo, indo de reabilitação de animais selvagens e manejo de animais domésticos em parceria com entidades como IPEVIS e Tamar à gestão energética e de fornecedores. Só em ações referentes ao Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) a empresa já investiu mais de R$ 2 milhões em compensações ambientais. E já são mais de 7.400 pessoas diretamente impactadas por suas ações socioambientais.
No Rio Quente Resorts e no Hot Park, a água utilizada vem de um sistema próprio alternativo, não dependendo de abastecimento público e, portanto, diminuindo o impacto dos empreendimentos na comunidade em que estão inseridos. E o controle é rigoroso: só em 2022, foram feitas mais de 1.000 análises de água, tanto interna quanto externamente, para garantir sua qualidade. Estas ações são parte do Projeto Águas, que contribui na proteção das nascentes da região e regeneração das que foram degradadas em fazendas do entorno. E, para suprir a demanda de biomassa da lavanderia onde são higienizados os enxovais utilizados no Rio Quente Parques & Resorts, a empresa cultiva, ainda, uma floresta de 52 hectares de plantio de eucalipto.
Ainda no complexo, a água destinada à balneabilidade do Hot Park e potabilidade de todo o complexo é tratada com cloro produzido no local, à base de água, sal e energia, além de reuso de água. No local, desde 2010, há uma Estação de Tratamento de Efluente (E.T.E.), com capacidade para tratar até 1.800 m³/dia de efluente, com eficiência de 90% de remoção da carga orgânica, minimizando o impacto negativo e protegendo os mananciais.
Atrações turísticas e de lazer
Como, infelizmente, Goiás não tem mar, a ideia foi criar Praias Artificias. Para quem ainda não sabe, as praias dos rios são de temporada e só aparecem na época da seca, que normalmente acontece nos meses de maio a setembro.
Para solucionar isso, a engenharia desenvolveu as praias artificiais. No Rio Quente Resorts os goianos e visitantes já tinham essa opção com a Praia do Cerrado há alguns anos. Ela é considerada a maior praia artificial de água quente do mundo!
A Praia do Cerrado tem areia formada com resíduos de cristais encontrados no cerrado e água completamente natural – retirada de rios. Além disso, ela possui ondas artificiais e áreas exclusivas para crianças.
A praia é tão grande que foi dividida em três praias diferentes. A Praia da Marina é ideal para crianças, com águas rasas e ondas que não ultrapassam 50 cm. A Praia do Bikini é a mais agitada, indicada para quem quer muita animação e alto-astral. A Praia dos Sonhos é a escolha certa para quem prefere um lugar mais reservado e tranquilo, pois ela conta com lounge, sofás, restaurante e um deck para apreciar a vista do lugar.
(Foto: Arquivo)
Hospedagens
A praia faz parte do Complexo Rio Quente Resorts, que é formado pelo Hot Park, e por seis hotéis. Cada um deles tem um perfil e um estilo. São eles: Hotel Cristal, que é indicado para quem busca exclusividade e requinte; Hotel Turismo, indicado para quem busca boa localização e conforto para a família; Hotel Pousada, muita tradição aliada a estrutura moderna; Hotel Giardino, apresenta excelente custo benefício e um toque de cultura italiana; Hotel Luupi, perfeito para grandes famílias que buscam conforto; e Eco Chalés, que propicia contato total com a natureza.
O local é ideal para reunir a família em meio a natureza do Cerrado brasileiro para se divertir bastante. E, a verdadeira diversão dica com o Hot Park, que é considerado o sexto melhor parque de diversões do mundo e o parque aquático brasileiro que tem o melhor atendimento. O Park tem 25 anos e busca unir adrenalina e novas emoções, com suas águas naturalmente quentes em um lugar exuberante em meio ao Cerrado. Anualmente, o Hot Park recebe mais de 1,5 milhão de visitantes, o que lhe garante o título de terceiro parque aquático mais visitado da América do Sul.
*Fontes: Rio Quente Resorts; Aviva
Veja também:
Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.