19/04/2019 19:29
Curiosidades / Saúde

Pessoas que arrepiam ouvindo música tem cérebro especial; entenda

O arrepio musical é chamado pelos neurocientistas de "orgasmo na pele"

Etielly
por Curta Mais

Você já se arrepiou ouvindo sua música favorita? Ou uma música com um toque que te surpreendeu e causou em arrepio nos seus pelos? Se sim, meus parabéns! Você tem um cérebro especial!

Cientistas da Universidade Harvard descobriram que o cérebro de quem sente arrepios com canções possui conexões especiais, causando um tipo de reação física à música. Esse "fenômeno" acontece com cerca de metade da população apenas.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram o cérebro de 20 voluntários usando a técnica de ressonância magnética de tensor de difusão, que mostra as conexões entre diferentes regiões do cérebro.

Os pesquisadores descobriram que os participantes se arrepiam tem mais fibras nervosas saindo do córtex auditivo e se ligando ao córtex insular anterior e o córtex pré-frontal, responsáveis por processar sentimentos e monitorar emoções. A conectividade extra desses cérebros provavelmente intensifica a experiência sensorial provocada pela música.

Tal descoberta indica que a música pode ter uma função evolutiva, mas os pesquisadores ainda não sabem se as pessoas que se arrepiam nascem mais sensíveis ou se é possível desenvolver tais conexões.

A pesquisa revela que a reação química que o ser humano tem a uma música emocionante é parecida com o que sentimos em outras tarefas essenciais, como comer ou fazer sexo: uma injeção de dopamina que percorre o corpo. Por isso, o arrepio musical é chamado pelos neurocientistas de “orgasmo na pele”.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Existe Amor em GYN: mais de 4 mil balões são espalhados em Goiânia levando mensagens de amor

Iniciativa de cerca de 250 jovens que se uniram em um único propósito de levar mais empatia, união, e claro, muito amor!


+ Curiosidades

Violinista de Goiás é selecionada para participar de festivais internacionais de música

Vida Altoé é a primeira instrumentista, tanto da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG quanto da OSJGO, a ter a oportunidade de participar desses renomados festivais


+ Curiosidades

Aos 12 anos, atleta de Goiânia vai disputar Sul Americano de Karatê

Apesar da pouca idade, Caio, único representante do estado a integrar a delegação brasileira que viajará para Bolívia para a competição


+ Curiosidades

Autista relata sobre como é ter uma namorada e o resultado vai aquecer seu coração

"Ela é o caminho que eu sigo em meio a tantos estímulos e tanta confusão sensorial devido a minha hipersenbilidade."


+ Curiosidades

Descobrimos um tradicional acarajé baiano que faz o maior sucesso nas feiras de Goiânia

Além do Acarajé, você vai encontrar por lá outros pratos típicos da culinária baiana


+ Curiosidades

26 músicas para você fazer um tour pelo Brasil

Essas músicas foram inspiradas em cidades e regiões brasileiras e você vai se sentir um viajante ouvindo cada uma delas


+ Curiosidades

Goianos são selecionados para 'Corrida Maluca' da Red Bull

Equipe “Rei do Gado” está entre os 70 finalistas do Red Bull Ladeira Abaixo 2019, que acontece no dia 14 de abril, em São Paulo


+ Curiosidades

É verdade este bilhete: 7 boatos e fake news que enganaram todo mundo

Pabllo Vittar pai? Cobras em piscinas de bolinhas? Um centauro de verdade? Neste dia da mentira (1° de abril) vamos relembrar algumas notícias falsas que enganaram o mundo todo


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.